Cuidados Pós-Castração de Cães e Gatos
PÓS-CASTRAÇÃO
01 de JUNHO de 2016
A castração de cães e gatos é um procedimento cirúrgico que não é muito complicado, mas precisa de diversos cuidados tanto antes, quanto depois da cirurgia. Nos machinhos,a cirurgia de castração é muito mais simples do que nas fêmeas e o procedimento retira os testículos deles. Nas fêmeas, a retirada dos ovários e útero é feita através de um corte
(incisão) próximo a seu umbigo, que em seguida recebe uma sutura para fechamento.
o médico veterinário pedirá alguns exames para assegurar se tudo está realmente bem. O dono então é orientado a garantir a devida restrição hídrica do pet de no mínimo seis horas e alimentar de no mínimo doze horas.
Isso é extremamente importante, pois garantirá a segurança do bichinho durante o procedimento cirúrgico.
Depois de realizada a cirurgia, o animal ficará em observação na clínica até voltar da anestesia, onde será dada a autorização de seu merecido repouso em casa para receber os devidos cuidados do
pós-operatório por parte de seu dono. No caminho de casa, pode ser que o animalzinho ainda esteja sob o efeito da anestesia e por isso ficará calmo ou sonolento. Na chegada,
o cão ou gato precisará apenas de uma casinha ou caminha quentinha para descansar e um comedouro e bebedouro com água e ração quando ele quiser beber ou comer.
O dono não deve forçá-lo a beber água ou se alimentar quando ele mesmo não demonstrar vontade, pois o pet recebe soro na cirurgia e é normal que ele não sinta fome ou sede nas primeiras horas de pós-operatório.
Como foi feita uma incisão, o animal sentirá dor, portanto o médico veterinário indicará um analgésico que deve ser dado na hora certa e pelo tempo prescrito.
Durante o pós-operatório, o dono deverá seguir as orientações que recebeu na clínica e retirar o curativo para a limpeza da sutura diariamente com o auxílio de um produto indicado pelo veterinário.
Em alguns casos será preciso refazer o curativo utilizando gaze e microporo, mas na maioria dos casos só a limpeza é o suficiente. Nesse período, o bichinho precisará ficar com seu colar elizabetano para impedi-lo de mexer ou retirar o curativo,
além de não contaminar o local da cirurgia. O colar elizabetano também é muito importante, pois o animalzinho sem esse acessório pode retirar seus pontos com a boca e precisar de uma nova cirurgia com urgência.
Por fim, uma nova data de retorno ao médico é agendada para que o pet seja reavaliado para a retirada dos pontos. Se os cuidados de pós-castração foram feitos corretamente,
consequentemente a saúde do animal estará garantida e ele estará brincando ativamente em breve com toda a família.
5- SINAIS DE QUE SEU CACHORRO É FELIZ
01 de junho de 2016
Seu Cachorro é Feliz
Cachorro feliz é cachorro saudável. Seu cachorro é feliz? Veja a seguir alguns sinais que eles demonstram quando estão felizes e saudáveis:
1 – Fica alegre quando você chega em casa: a famosa “festa”. Quando a recepção deles em casa é alegre e sem estragos (móveis roídos,
jornais rasgados) significa que o animal passou o período solitário calmo, sem ter que procurar atividades para a ansiedade de ficar sozinho.
2 – Não há sinais de lambedura nas patas: os animais estressados geralmente tendem a lamber a pata, causando manchas nos pelos ou feridas entre os dedos.
Em alguns casos, animais muito estressados podem até arrancar os pelos, sendo observadas falhas pelo corpo.
3 – Te segue pela casa: isso demonstra confiança e saúde. Quando não estão com alguém que lhes transmita confiança, eles tendem a se recolher.
Também ficam prostrados quando algo os incomoda, seja dor (causada por alguma doença ou lesão) ou desconfiança no ambiente.
4 – Brincam: parece óbvio, mas cachorros só brincam quando estão bem e, caso seu cão queira brincar todos os dias, é um ótimo sinal!
Brinquedos específicos para cães e passeios em locais onde ele possa ter contato com outros cachorros são ideais para estes momentos.
5 – Se alimenta todos os dias: assim como os humanos, um cão deprimido tende a não se alimentar. Se seu cachorro tem um bom apetite, isso também é tido como um bom sinal!
O ideal para um cão adulto é se alimentar duas vezes ao dia, ou conforme orientação do seu médico veterinário. Apetites exacerbados, entretanto, devem ser investigados e não vistos como “felicidade exagerada”!
cachorro feliz correndo
Lembre-se: Para manter seu cachorro sempre feliz é necessário o cuidado com sua saúde física e mental dele. Eles são extremamente sensíveis ao ambiente que vivem,
sendo seu humor influenciado pela maneira que são tratados. Um lar com carinho cria um cachorro carinhoso e feliz, e manter seu animal feliz é simples:
Alimente-o diariamente e forneça água sempre à vontade.
Além de brinquedos, interaja com ele nas brincadeiras.
Leve-o para passear!
Eles sentem necessidade de carinho e se afastam de quem os trata mal.
Higiene é fundamental! Eles se sentem sujos e um banho quinzenal pode fazê-lo muito feliz!
Leve-o ao veterinário com certa frequência (falamos sobre a importância do check up anual aqui) para prevenir certas doenças e diagnosticar precocemente outras – como a depressão.
Desta forma seu cachorro será sempre muito grato por todo o carinho!